Seja bem-vindo
Rio Branco,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Educação do Acre promove cultura de paz nas escolas com mais atividades da Semana da Convivência Escolar 

agencia.ac.gov.br
Educação do Acre promove cultura de paz nas escolas com mais atividades da Semana da Convivência Escolar 

Abrir espaço para que os estudantes compartilhem sentimentos, experiências e reflitam sobre atitudes que possam gerar conflitos ou afastamento entre colegas, esse é o objetivo do Círculo de Construção de Paz, realizado nesta segunda, 28, com alunos da escola de ensino médio Clícia Gadelha.


A atividade compõe a programação da Semana da Convivência Escolar realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e é parte do projeto Justiça Restaurativa que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, vem sendo implementado em diversas unidades de ensino no Acre.


Atividade integra a Semana da Convivência Escolar. Foto: Mardilson Gomes

A chefe da Divisão de Projetos e Preventivos à Violência do Departamento de Segurança Escolar da SEE, Maria Betânia Freitas, explica que os círculos são ferramentas fundamentais para promover a cultura de paz no ambiente escolar.


“O círculo de construção de paz é uma prática importante para restaurar a convivência entre os alunos, criando um espaço seguro de escuta e respeito. É uma das ações do projeto Justiça Restaurativa, que busca estimular o diálogo e a empatia como caminhos para a resolução de conflitos”, destacou.


Ação é uma das ações do projeto Justiça Restaurativa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre. Foto Mardilson Gomes

Além dos círculos de construção de paz, o projeto Justiça Restaurativa desenvolve outras ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento de situações de violência no ambiente escolar, como mediação de conflitos, oficinas temáticas e formações continuadas para gestores, professores e demais profissionais da educação.


O objetivo é disseminar práticas que contribuam para a construção de uma cultura de não violência e para o fortalecimento das relações saudáveis na comunidade escolar.


Ação contemplou estudantes da escola de ensino médio Clícia Gadelha. Foto: Mardilson Gomes

De acordo com Fredson Pinheiro, analista judiciário e pedagogo do Tribunal de Justiça, o método permite que os próprios envolvidos nos conflitos sejam protagonistas na busca por soluções, promovendo a reflexão sobre comportamentos e suas consequências.


“Nos círculos, abordamos temas como respeito às diferenças, questões de gênero, raça e sexualidade, ajudando os alunos a perceberem que, muitas vezes, atitudes e falas impensadas podem machucar o outro”, afirmou.


Aluna Nicole Vitória Furtado participou da atividade. Foto: Mardilson Gomes

Para os estudantes, a experiência foi uma oportunidade de expressão e acolhimento. A aluna Nicole Vitória Furtado, da 3º série da Clícia Gadelha, participou da roda de conversa e destacou a importância da atividade.


“Foi um momento especial para falar sobre o que sentimos no nosso dia a dia. Às vezes, a gente não percebe como uma palavra pode afetar alguém, e esse espaço nos ajuda a entender melhor o outro e a fortalecer os nossos laços”, disse a estudante.












 


The post Educação do Acre promove cultura de paz nas escolas com mais atividades da Semana da Convivência Escolar  appeared first on Noticias do Acre.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.