Educação do Acre promove cultura de paz nas escolas com mais atividades da Semana da Convivência Escolar

Abrir espaço para que os estudantes compartilhem sentimentos, experiências e reflitam sobre atitudes que possam gerar conflitos ou afastamento entre colegas, esse é o objetivo do Círculo de Construção de Paz, realizado nesta segunda, 28, com alunos da escola de ensino médio Clícia Gadelha.
A atividade compõe a programação da Semana da Convivência Escolar realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e é parte do projeto Justiça Restaurativa que, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, vem sendo implementado em diversas unidades de ensino no Acre.

A chefe da Divisão de Projetos e Preventivos à Violência do Departamento de Segurança Escolar da SEE, Maria Betânia Freitas, explica que os círculos são ferramentas fundamentais para promover a cultura de paz no ambiente escolar.
“O círculo de construção de paz é uma prática importante para restaurar a convivência entre os alunos, criando um espaço seguro de escuta e respeito. É uma das ações do projeto Justiça Restaurativa, que busca estimular o diálogo e a empatia como caminhos para a resolução de conflitos”, destacou.

Além dos círculos de construção de paz, o projeto Justiça Restaurativa desenvolve outras ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento de situações de violência no ambiente escolar, como mediação de conflitos, oficinas temáticas e formações continuadas para gestores, professores e demais profissionais da educação.
O objetivo é disseminar práticas que contribuam para a construção de uma cultura de não violência e para o fortalecimento das relações saudáveis na comunidade escolar.

De acordo com Fredson Pinheiro, analista judiciário e pedagogo do Tribunal de Justiça, o método permite que os próprios envolvidos nos conflitos sejam protagonistas na busca por soluções, promovendo a reflexão sobre comportamentos e suas consequências.
“Nos círculos, abordamos temas como respeito às diferenças, questões de gênero, raça e sexualidade, ajudando os alunos a perceberem que, muitas vezes, atitudes e falas impensadas podem machucar o outro”, afirmou.

Para os estudantes, a experiência foi uma oportunidade de expressão e acolhimento. A aluna Nicole Vitória Furtado, da 3º série da Clícia Gadelha, participou da roda de conversa e destacou a importância da atividade.
“Foi um momento especial para falar sobre o que sentimos no nosso dia a dia. Às vezes, a gente não percebe como uma palavra pode afetar alguém, e esse espaço nos ajuda a entender melhor o outro e a fortalecer os nossos laços”, disse a estudante.








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